terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Especial de Natal: Biscoitos de Gengibre

    Olá!

    Continuando nosso Especial de Natal, hoje temos os adoráveis Biscoitos de Gengibre!


    Os Biscoitos de Gengibre não são tão populares no Brasil, porém são muito tradicionais no natal europeu e na América do Norte.

História
    Ao que se conta, tudo começou quando a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, decidiu que em sua festa de Natal seria servido homenzinhos de pão de mel e gengibre que retratavam seus convidados. 
    Desde então, pães de mel e biscoitos de gengibre se tornaram tradição na época natalina.

Curiosidade
    Por possuírem uma grande durabilidade fora da geladeira, os biscoitos também são pendurados nas árvores de natal e são usados como decoração em geral. Também é bem tradicional fazer maquetes de casas construídas com pães de mel.

O Homem de Biscoito de Gengibre
    Em 1875, foi publicada uma fábula chamada O Homem de Biscoito de Gengibre (The Gingerbread Man).

    A fábula conta que uma velha senhora estava a assar um grande biscoito de gengibre em formato de boneco e quando abriu o forno, o biscoito pulou da fôrma e saiu correndo pela janela.
    A senhora e o marido começaram a correr atrás dele, pois estavam com muita fome, mas ele conseguiu escapar, enquanto gritava "Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!
    Enquanto corria, o homem de biscoito de gengibre encontrou um porco que disse: “Pare! Pare! Eu quero comer você!” E então ele respondeu: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”.
    Mais à frente, ele encontrou uma vaca faminta, que também queria comê-lo. E ele repetiu: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    E todos corriam atrás do homem de biscoito de gengibre: a velhinha, o marido da velhinha, o porco e a vaca, mas ninguém conseguia alcançá-lo.
    E então um cavalo também o viu e disse: “Pare, homenzinho! Eu quero comê-lo!” E o homem de biscoito de gengibre falou mais uma vez: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    Então o cavalo também começou a correr atrás dele. O pior é que o homem de biscoito de gengibre percebeu que estava correndo em direção ao rio. Ele pensou: “Oh, não! O rio! Agora eles vão conseguir me pegar! Como eu vou conseguir atravessar o rio?”
    Foi nesta hora que uma esperta raposa saiu de trás da árvore e disse: “Eu posso ajudar você a atravessar o rio. Pule no meu rabo e eu nado até o outro lado.”
    O homem de biscoito de gengibre, desconfiado, perguntou à raposa: “Mas você não vai querer me comer?” E ela respondeu; “Claro que não! Eu só estou tentando ajudar!” O homem de biscoito de gengibre acreditou na raposa e pulou no seu rabo.
    Mas a raposa disse: “Você é muito pesado. Pule nas minhas costas, para eu poder nadar.” E ele pulou.
    Quando estavam no meio do rio, a raposa disse: “Você é muito pesado. Pule no meu focinho!” E o homem de biscoito de gengibre pulou no focinho da raposa.
    Quando chegar à outra margem, a raposa jogou o homem de biscoito de gengibre para o alto, com a intenção de agarrá-lo com a boca, para poder matar a sua fome.
    Mas o homem de biscoito de gengibre era mais esperto do que a raposa e saiu correndo, dizendo: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    A raposa escorreu na margem do rio, caiu na água e foi levada pela correnteza.
    E, desde esse dia, o homem de biscoito de gengibre corre por aí, sem que ninguém consiga pegá-lo.

Receita
Biscoitos de Gengibre e Mel

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 2 colheres (chá) de gengibre, em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 ovo batido
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 1 xícara (chá) de açúcar, mascavo
  • manteiga e farinha para untar
Glacê
  • 1 clara de ovo
  • açúcar de confeiteiro, o quanto baste
  • corante alimentício líquido nas cores que desejar
Modo de Preparo
Biscoito
Coloque a manteiga, o açúcar e o mel numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter.
Mexa bem até que toda a mistura tenha derretido.
Coloque a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato, peneirados, num recipiente.
Acrescente a calda derretida e o ovo batido no recipiente com a farinha.
Mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa uniforme.
Embrulhe a massa em filme plástico.
Não se preocupe com a consistência da massa, pois a princípio ela fica muito mole.
Leve a massa à geladeira por no mínimo 12 horas.
Polvilhe uma superfície lisa com bastante farinha de trigo.
Abra a massa com um rolo, deixando uma espessura de 0,5 cm.
Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se você não tiver nenhum, use a boca de um copo.
Unte uma assadeira com manteiga e farinha.
Distribua os biscoitos na assadeira, deixando uma margem de 2 cm entre eles. 
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180 graus). 
Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até que os biscoitos comecem a dourar.
Retire os biscoitos do forno e espere esfriar.
Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula.
Se preferir, enfeite os biscoitos com o glacê.
Conserve em recipiente fechado, em local seco e arejado.

Glacê
Coloque a clara num recipiente e bata ligeiramente com um garfo até obter uma leve espuma.
Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme não muito mole.
Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante das cores desejadas.
Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.


    Os biscoitos podem ter o formato e a decoração que você desejar.
    Que tal deixar sua imaginação voar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário